Paula Vicente e Carol Dartora promovem reunião pública sobre direitos da população em situação de rua

18 de setembro de 2025

Matéria publicada no Portal Verdade

Nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30, ocorre no Plenário da Câmara Municipal de Londrina, a reunião pública “População em situação de rua: dignidade, direitos e políticas públicas”.

A atividade é organizada pelos mandatos da vereadora Paula Vicente (PT) e da deputada federal Carol Dartora (PT).

Em entrevista ao Portal Verdade, a vereadora Paula Vicente pontua que as principais motivações para a promoção do encontro é abrir espaço e dar centralidade às vozes da população em situação de rua, ampliando o diálogo sobre políticas públicas que garantam dignidade, direitos e inclusão social.

Segundo a liderança, também é intenção construir soluções coletivas, a partir da escuta e articulação entre sociedade civil, especialistas e gestores públicos.

Ainda de acordo com a parlamentar, o debate pretende aprofundar as reflexões e estratégias sobre o cenário local, marcado pela ascensão de projetos de lei higienistas, responsáveis por aumentar a exclusão dos moradores em situação de rua na cidade.

“Londrina tem visto o aumento do debate sobre o tema, que envolve desde o direito à moradia até a proteção contra violências e o acesso a serviços públicos básicos”, diz.

Além das parlamentares propositoras, também irão compor a mesa a deputada federal Lenir de Assis (PT), o deputado estadual Professor Lemos (PT), a promotora Susana Lacerda, Alisson Poças, representando o Centro de Direitos Humanos e Pérola Tiosso, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Londrina.

Após as falas iniciais das autoridades da mesa, será aberto espaço para os participantes que desejarem se manifestar. A reunião é aberta a toda a população.

O mais recente levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina revela que a cidade conta atualmente com 932 pessoas em situação de rua. Os dados foram apurados pelo Serviço de Atenção à População em Situação de Rua que também registrou, até outubro de 2024, cerca de 4 mil atendimentos relacionados à vulnerabilidade social.

“Será um momento fundamental para ouvir diferentes vozes, especialmente de quem vivencia essa realidade, e para somar esforços na construção de soluções coletivas. A presença da sociedade é essencial para que possamos transformar esse diálogo em propostas concretas e efetivas, capazes de enfrentar a exclusão social e afirmar a dignidade humana”, convida Vicente.

Mais notícias

Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações sobre entrevistas sociais domiciliares relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada.
Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações complementares ao Pedido de Informação nº 942/2025, que trata da situação da EPESMEL.
Por Paula Vicente 16 de janeiro de 2026
Requer informações sobre o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP-RUA).