Paula Vicente e Carol Dartora promovem reunião pública sobre direitos da população em situação de rua
18 de setembro de 2025

Matéria publicada no Portal Verdade
Nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30, ocorre no Plenário da Câmara Municipal de Londrina, a reunião pública “População em situação de rua: dignidade, direitos e políticas públicas”.
A atividade é organizada pelos mandatos da vereadora Paula Vicente (PT) e da deputada federal Carol Dartora (PT).
Em entrevista ao Portal Verdade, a vereadora Paula Vicente pontua que as principais motivações para a promoção do encontro é abrir espaço e dar centralidade às vozes da população em situação de rua, ampliando o diálogo sobre políticas públicas que garantam dignidade, direitos e inclusão social.
Segundo a liderança, também é intenção construir soluções coletivas, a partir da escuta e articulação entre sociedade civil, especialistas e gestores públicos.
Ainda de acordo com a parlamentar, o debate pretende aprofundar as reflexões e estratégias sobre o cenário local, marcado pela ascensão de projetos de lei higienistas, responsáveis por aumentar a exclusão dos moradores em situação de rua na cidade.
“Londrina tem visto o aumento do debate sobre o tema, que envolve desde o direito à moradia até a proteção contra violências e o acesso a serviços públicos básicos”, diz.
Além das parlamentares propositoras, também irão compor a mesa a deputada federal Lenir de Assis (PT), o deputado estadual Professor Lemos (PT), a promotora Susana Lacerda, Alisson Poças, representando o Centro de Direitos Humanos e Pérola Tiosso, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Londrina.
Após as falas iniciais das autoridades da mesa, será aberto espaço para os participantes que desejarem se manifestar. A reunião é aberta a toda a população.
O mais recente levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina revela que a cidade conta atualmente com 932 pessoas em situação de rua. Os dados foram apurados pelo Serviço de Atenção à População em Situação de Rua que também registrou, até outubro de 2024, cerca de 4 mil atendimentos relacionados à vulnerabilidade social.
“Será um momento fundamental para ouvir diferentes vozes, especialmente de quem vivencia essa realidade, e para somar esforços na construção de soluções coletivas. A presença da sociedade é essencial para que possamos transformar esse diálogo em propostas concretas e efetivas, capazes de enfrentar a exclusão social e afirmar a dignidade humana”, convida Vicente.
Mais notícias





