Pedido de Informação nº 315/2025

28 de maio de 2025

Requer informações acerca do transporte público coletivo, especificando o valor total do subsídio repassado pelo Município, a existência de estudos para reajuste da tarifa, composição atual da tarifa, recomposição contratual e quantitativo de usuários.

Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Londrina,


O Vereador que este subscreve, nos termos do artigo 160, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Londrina requer informações acerca do transporte público coletivo, especificando o valor total do subsídio repassado pelo Município, a existência de estudos para reajuste da tarifa, composição atual da tarifa, recomposição contratual e quantitativo de usuários, com o envio das seguintes informações e/ou documentos:       
 
1. Existem estudos técnicos, atuariais ou pareceres, em andamento ou já concluídos, para avaliar eventual aumento da tarifa do transporte coletivo urbano? Em caso afirmativo, solicita-se o encaminhamento dos relatórios, laudos ou pareceres, bem como as conclusões e recomendações emitidas pelos responsáveis.

2. Qual o montante total de subsídio repassado pela Prefeitura às concessionárias do transporte coletivo no último exercício financeiro?

3. Como é composta e calculada essa transferência: especificar o critério de rateio, a periodicidade e o amparo legal/institucional?

4. Solicita-se que seja apresentado o detalhamento da estrutura de custo que compõe a tarifa vigente, discriminando:
a) Item custo-operacional (combustível, manutenção, pessoal, etc.);
b) Encargos e tributos;
c) Margem de lucro ou remuneração da concessionária;
d) Outros encargos inerentes ao serviço.
e) Informar, nesse contexto, o valor efetivamente pago pelo usuário e a parcela complementar paga pelo Município (subsídio), expressos em R$ (reais) e em percentual da tarifa.

5. Há estudos, tratativas ou processos (administrativos, licitatórios ou aditivos contratuais) em curso que visem à recomposição econômica-financeira dos contratos com as empresas concessionárias? Em caso positivo, indicar os objetivos, bases contratuais e cronograma previsto para conclusão das negociações.

6. Informar o número médio diário, mensal e anual de passageiros transportados pelo sistema de transporte coletivo urbano nos últimos três anos.

7. Se disponíveis, apresentar dados segmentados por tipo de tarifa (inteira, meia, gratuidades, cartões especiais, etc.).

Mais notícias

Por Paula Vicente 20 de agosto de 2025
Vereadora Paula Vicente criticou a internação involuntária, afirmando que a medida é ineficaz.
Por Paula Vicente 13 de agosto de 2025
Homenagem pela relevância cultural do grupo será realizada na sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Londrina.
Por Paula Vicente 13 de agosto de 2025
A vereadora Paula Vicente criticou o Decreto nº 962, que limita a liberdade de expressão de servidores, e prometeu agir para proteger seus direitos.