Pedido de Informação nº 345/2025
4 de junho de 2025
Requer informações acerca dos casos de bronquiolite em crianças no Município de Londrina, especificando o quantitativo anual, o número de óbitos ocorridos, quantidade de leitos disponíveis para internação, protocolo de atendimento e as medidas de vigilância e controle.
Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Londrina,
A Vereadora que este subscreve, nos termos do artigo 160, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Londrina requer informações acerca dos casos de bronquiolite em crianças no Município de Londrina, especificando o quantitativo anual, o número de óbitos ocorridos, quantidade de leitos disponíveis para internação, protocolo de atendimento e as medidas de vigilância e controle, com o envio das seguintes informações e/ou documentos:
1. Em relação ao número de casos de bronquiolite em crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos, qual o quantitativo anual dos últimos cinco anos, até abril de 2025, de casos registrados no Município? SOlicita-se que sejam detalhados os número de casos por faixa etária, sendo, 0–6 meses, 7–12 meses, 13–24 meses, 25–60 meses.
2. Qual o número de óbitos por bronquiolite em crianças, por ano, no mesmo período descrito acima, registrados no Município? Dos óbitos registrados, qual o local de ocorrência de cada um (domicílio, hospital público, hospital privado)?
3. Qual o total de internações relacionadas à bronquiolite em crianças, por ano, no Município? Qual o tempo médio de permanência hospitalar nos casos de internação? Qual o percentual de casos que necessitaram de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)?
4. Qual o quantitativo de leitos pediátricos disponíveis em hospitais públicos municipais para atendimento de bronquiolite? Qual o número de leitos de UTI pediátrica e neonatal? Qual a taxa de ocupação média mensal desses leitos nos últimos doze meses.
5. Solicita-se que seja detalhado como é realizado o protocolo clínico para diagnóstico e tratamento de bronquiolite em crianças nas unidades de saúde municipais. Quais as diretrizes específicas para suporte ventilatório e uso de oxigênio? Quais os critérios de encaminhamento para a UTI pediátrica?
6. Qual a quantidade de equipamentos de oxigenoterapia (concentradores, cilindros, respiradores) disponíveis na rede pública para atendimento de bronquiolite pediátrica?
7. Quais ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para monitoramento contínuo de surto ou aumento sazonal de bronquiolite? São realizadas campanhas educativas junto à população e profissionais de saúde?
8. Existem parcerias entre o Município e instituições de ensino e pesquisa para prevenção e manejo clínico da bronquiolite? Se positivo, especificar e detalhar quais.
Mais notícias