Distribuição de repelentes nas escolas

ícone carregamento

Tramitação: COMISSÕES

PL 78/2025

SÚMULA

Dispõe sobre o fornecimento gratuito de repelente contra o mosquito Aedes Aegypti e orienta sobre seu uso adequado nas escolas públicas do Município de Londrina como forma de prevenção às doenças transmitidas pelo referido vetor, e dá outras providências.

Justificativa

O presente projeto de lei tem como escopo promover medidas efetivas de prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sendo as principais e mais nocivas a dengue, a chikungunya e o zika vírus. 

Justifica-se, ainda, o presente projeto de lei diante da importância da prevenção como uma estratégia crucial para o controle epidemiológico. Prevenção esta que deve iniciar-se junto às escolas, de modo que nossas crianças cresçam com consciência dos perigos causados pelos mosquito Aedes aegypti e a importância de adotar medidas preventivas contra a sua proliferação.

Ainda, a disponibilização de repelente nas escolas municipais da rede pública apresenta-se como medida preventiva de baixo custo e de elevado impacto social, tendo em vista que promoverá a proteção das crianças, preservando a sua saúde e contribuindo para a promoção da saúde pública.

Por fim, de modo a exemplificar a amplitude da ocorrência de casos de transmissão de doenças pelo mosquito aedes aegypti e a importância da adoção de medidas preventivas, tais como a proposta neste projeto de lei, cita-se as informações prestadas pelo Poder Executivo nos Pedidos de Informação nº 49/2021 e nº 40/2025.

Segundo as informações constantes no Pedido de Informação nº 49/2021, em 2020, o Município registrou 50.585 casos de dengue e 32 óbitos em decorrência da doenças, enquanto que, no período de 01/01/2021 a 18/03/2021, foram registrados 568 casos da doença e 3 óbitos.

Relativamente ao Pedido de Informações nº 40/2025, consta que, em 2023, foram registrados 40.330 casos de dengue, sendo 27 casos de óbito. Números ainda muito elevados e demandam intervenção através de medidas preventivas para a transmissão da doença.

Diante disso, o presente projeto é medida importante para promover a saúde pública no Município de Londrina, contribuindo para a redução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, além de promover a conscientização das nossas crianças acerca da necessária prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito e, tratando-se de matéria de interesse local.

Download:

Alguma dúvida?

Notícias

Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações sobre entrevistas sociais domiciliares relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada.
Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações complementares ao Pedido de Informação nº 942/2025, que trata da situação da EPESMEL.
Por Paula Vicente 16 de janeiro de 2026
Requer informações sobre o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP-RUA).