Aeroporto de Londrina: vereadores cobram obras para pista de taxiamento

26 de setembro de 2025

Matéria publicada pela Câmara Municipal de Londrina

A Frente Parlamentar da Gastronomia e Turismo da Câmara de Londrina realizou, na tarde de sexta-feira (26), uma reunião pública para debater melhorias na infraestrutura do Aeroporto Governador José Richa. O encontro discutiu, principalmente, a necessidade de ampliação da pista principal, a construção de uma nova pista lateral para taxiamento de aeronaves (taxiway) e a modernização dos equipamentos de navegação aérea. A reunião atendeu a um pedido do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV).

 A vereadora Paula Vicente (PT), vice-coordenadora da Frente Parlamentar da Gastronomia e Turismo, destacou que há a previsão de instalação, até dezembro, do ILS, equipamento que auxilia nos pousos e decolagens, mas afirmou que é preciso a construção de uma pista de taxiamento, que reduziria tempo das aeronaves em solo e diminuiria o preço das passagens. “Nós temos um grande avanço com o ILS, mas isso não é o suficiente. Nós precisamos de melhorias físicas no aeroporto para que a gente consiga viabilizar o aumento de voos, a diminuição do tempo dos aviões na pista e, com isso, baratear o custo dos voos também. Porque a gente tem visto a diminuição de voos em Londrina e o custo cada vez mais alto, tanto que as pessoas têm preferido ir para o Aeroporto de Maringá”, disse.

O diretor jurídico da SNTPV, Ronny Favaro Wunderlich, seguiu na mesma linha. “Hoje a gente interpreta que há algumas falhas [no Aeroporto de Londrina], como a falta do ILS, que já está com promessa de instalação para o final do ano, e também a questão de um aumento estrutural, que é o aumento de uma via de táxi paralela à pista e uma saída rápida na cabeceira oposta”, afirmou.

No Aeroporto de Londrina, a pista de taxiamento existente, paralela à pista principal, não atende às regras vigentes de aviação e não é mais utilizada, conforme explicou Cláudia Cristine Pedrazani Venâncio, gerente da NAV Brasil - empresa pública federal de serviços de navegação aérea. Segundo ela, o ideal seria construir uma taxiway mais distante da pista principal, podendo atender a dois aviões simultaneamente: um na pista principal e outro na na pista de taxiamento. Desta forma, haveria uma diminuição do tempo de espera para pousos e decolagens, reduzindo os custos dos voos. Cláudia exemplificou que 10 minutos de espera de uma aeronave de grande porte custa em torno de R$ 6 mil reais em combustível.

A deputada federal Lenir de Assis (PT) defendeu que a Prefeitura volte a conversar com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com a Infraero para deixar claro que o Aeroporto de Londrina precisa da pista de taxiamento para, posteriormente, se definir o responsável pela elaboração do projeto. Em paralelo, ela se comprometeu a buscar verbas públicas para execução da obra. “Penso que a Prefeitura tem uma responsabilidade grande de mostrar para quem de direito, que Londrina quer e precisa da taxiway, precisa de um aeroporto completo e robusto. Assim, faríamos uma agenda com representantes [do governo federal]”, afirmou.

Também participaram Rogério do Amaral Varela, presidente do SNTPV; Carlos Roberto Scalassara, advogado do SNTPV; Rogerio Elias, Assessor Parlamentar do deputado federal Diego Garcia; Hérika Galli, diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Luciana Estevan Cruz de Oliveira, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR); Marcos Vinicius de Souza, presidente da Associação Brasileira de EPTAS (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo); e Fábio Luporini, presidente da Governança de Turismo de Londrina.

O evento foi organizado pela Frente Parlamentar da Gastronomia e Turismo, coordenada pelo vereador Matheus Thum (PP) e composta ainda por Paula Vicente (PT), vice-coordenadora, e pelos vereadores Antônio Amaral (PSD), Chavão (Republicanos), Marcelo Oguido (PL), Prof.ª Flávia Cabral (PP), Giovani Mattos (PSD) e Sídnei Matias (Avante).

Mais notícias

Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações sobre entrevistas sociais domiciliares relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada.
Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações complementares ao Pedido de Informação nº 942/2025, que trata da situação da EPESMEL.
Por Paula Vicente 16 de janeiro de 2026
Requer informações sobre o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP-RUA).