Ana Júlia e Paula Vicente cobram informações sobre violência policial em Londrina

1 de abril de 2025

imagem audiência pública violência policial

Matéria publicada pelo PT Paraná


A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) apresentou um requerimento cobrando informações da Secretaria de Segurança do Paraná sobre o aumento significativo da violência policial em Londrina. Nas últimas semanas, diversos casos geraram comoção no município, entre os quais os assassinatos pela polícia dos jovens Wender da Costa e Kelvin dos Santos, em 15 de fevereiro.

O requerimento foi elaborado em diálogo com a vereadora do município Paula Vicente (PT), que acompanha de perto a situação em Londrina.

No requerimento, Ana Júlia questiona quais políticas públicas estão sendo desenvolvidas ou implementadas no município com o objetivo de combater e prevenir a violência policial; quais providências foram adotadas pela Secretaria de Segurança Pública em relação à morte dos jovens Wender e Kelvin; a situação atual dos inquéritos que apuram a responsabilidade pelas mortes; e a posição da Secretaria de Estado da Segurança Pública quanto à implementação do uso de câmeras corporais por policiais militares e civis.

O requerimento já foi lido e aprovado em plenário na semana passada e aguarda resposta do governo.

“A transparência sobre os procedimentos adotados e a adoção de medidas de controle e fiscalização da atuação policial são essenciais para garantir a integridade dos cidadãos, o respeito aos direitos humanos e a confiança nas instituições de segurança”, justifica a deputada Ana Júlia.

Mais notícias

Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações sobre entrevistas sociais domiciliares relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada.
Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações complementares ao Pedido de Informação nº 942/2025, que trata da situação da EPESMEL.
Por Paula Vicente 16 de janeiro de 2026
Requer informações sobre o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP-RUA).