Selo Empresa Amiga do Cuidado

ícone carregamento

Tramitação: PARECER ASSESSORIA JURÍDICA

PL 173/2025

SÚMULA

Institui no Município de Londrina o Selo Empresa Amiga do Cuidado, destinado a reconhecer empresas que abonam faltas de seus empregados e empregadas para acompanhamento de filhos, tutelados ou pessoas sob sua responsabilidade em atendimentos de saúde ou compromissos escolares, com ganhos de pontuação adicional caso participem de licitações com a administração pública e dá outras providências.

Justificativa

O presente Projeto de Lei visa instituir, no âmbito do Município de Londrina, o Selo Empresa Amiga do Cuidado, como forma de reconhecer, valorizar e incentivar práticas empresariais que promovam a conciliação entre a vida profissional e as responsabilidades familiares dos trabalhadores e trabalhadoras.

Atualmente, a sobrecarga de responsabilidades relacionadas ao cuidado de filhos, tutelados ou pessoas sob responsabilidade legal recai, majoritariamente, sobre as famílias, afetando diretamente o desempenho profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Muitas vezes, a necessidade de acompanhar consultas médicas, exames ou atividades escolares impõe a difícil escolha entre cumprir obrigações laborais ou atender às necessidades de cuidado dos familiares.

Este cenário reforça a importância de políticas públicas que estimulem ambientes laborais mais humanizados e inclusivos, promovendo a responsabilidade social das empresas. Ao reconhecer oficialmente as empresas que adotam práticas de abono de faltas para acompanhamento de familiares em compromissos de saúde ou escolares, o Município de Londrina não apenas valoriza essas boas práticas, como também estimula sua multiplicação.

Importante ressaltar que a certificação será concedida de forma gratuita e virtual, sem ônus para as empresas participantes e para o Município, e terá validade de dois anos, garantindo que as práticas reconhecidas sejam continuamente mantidas e aperfeiçoadas.

Por fim, o Selo Empresa Amiga do Cuidado alinha-se aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da valorização do trabalho e da proteção à família, além de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas locais voltadas à equidade de gênero e à promoção de uma sociedade mais justa e solidária.

Download:

Alguma dúvida?

Notícias

Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações sobre entrevistas sociais domiciliares relacionadas ao Benefício de Prestação Continuada.
Por Paula Vicente 21 de janeiro de 2026
Requer informações complementares ao Pedido de Informação nº 942/2025, que trata da situação da EPESMEL.
Por Paula Vicente 16 de janeiro de 2026
Requer informações sobre o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP-RUA).